Brigitte Bardot em Búzios
A Cidade de Armação dos Búzios quando foi visitada pela primeira vez pela atriz francesa Brigitte Ann-Marie Bardot, ou somente Brigitte Bardot, era somente pacato povoado de pescadores simples e desconhecido, sem energia elétrica ou água encanada, com natureza ainda selvagem. Na época Búzios era nada mais do que o terceiro distrito da cidade vizinha de Cabo Frio.
No ano de 1964, Brigitte Bardot esteve na Cidade do Rio de Janeiro de férias com seu a época namorado marroquino, Bob Zagury. Perseguida pela imprensa, os dois aceitaram o convite de um amigo de Bob, André Mourasieff, então representante das Nações Unidas no Brasil, entraram num furgão em 13 de janeiro de 1964 e vieram para Búzios, hospedando-se na casa de André em Manguinhos.
Brigitte então encontrou em Búzios a tranquilidade que desejava para passar suas férias e aproveitou seus dias de descanso no paraíso fazendo caminhadas pelas praias, passeios de barco, a cavalo e recebendo amigos, como o fotógrafo Denis Albanese e o mergulhador Arduíno Colassanti, amigo de Zagury e parceiro de mergulho. La Bardot vivia em Búzios uma vida simples e até cozinhava os peixes que Bob e Colassanti caçavam. Eles ficaram em Búzios até 28 de abril de 1964.
Brigitte Bardot esteve uma segunda vez em Búzios, desde 18 de dezembro de 1964 até 8 de janeiro de 1965. Nesta segunda visita Brigitte ficou hospedada onde atualmente é a Rua das Pedras, na casa do argentino Ramon Avellaneda, onde hoje funcionam a Pousada do Sol e o Restaurante Cigalon.
Nesta segunda tentativa de férias a imprensa não deu trégua a loura e ela não conseguiu encontrar novamente em Búzios a paz e tranquilidade de sua primeira visita ao Balneário. Assim sendo, após passar o Réveillon, no início de janeiro de 65, Brigitte foi embora e desde então, nunca mais retornou.
Hoje BB está eternizada no passeio Orla Bardot na forma de uma escultura em bronze, criada pela escultora local Christina Motta, inspirada nas fotos de época do amigo de Zagury e fotógrafo, Denis Albanese. É praticamente impossível conhecer um turista que tenha visitado Búzios e não tenha uma fotografia junto a estátua de BB.
Estátua Brigitte Bardot em Búzios, RJ - Foto: Marcelo Dutra |
A Búzios de hoje, já emancipada e Município do Estado do Rio de Janeiro, certamente deve muito de seu desenvolvimento socioeconômico e cultural a Brigitte Bardot. Após a exposição mundial, Búzios passou a ser conhecida e visitada por gente do mundo todo, inclusive atraindo moradores de outros países que escolheram a cidade para chamar de lar. Não é a toa que logo no início da carta que Brigitte enviou a Búzios em 2014, ano em que sua visita a Cidade completou 50 anos, ela tenha escrito: “Foi nesta pequena cidade perdida e desconhecida que eu fui mais feliz”.
Entre em contato conosco e tenha Férias Épicas em Búzios! Acesse nosso site e garanta sempre o melhor preço ao reservar diretamente!
Telefone: +55 22 2623 4885
Atendimento sempre de 08:00hr as 20:00hr ou deixe sua mensagem!
Vem pra CASA!
Pousada Casa Búzios
Rua Morro do Humaitá, 1
Orla Bardot, Centro, Búzios
Brasil
28.950-000
Comentários
Postar um comentário